sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Análise do filme La Amistad


Sinopse do filme Amistad Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dois meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren (Nigel Hawthorne), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams (Antony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos. Visão geral do filme: A história remonta ao ano de 1839 e é baseada em fatos verídicos que ocorreram a bordo do navio La Amistad. O filme relata a luta de um grupo de escravos africanos em território americano, desde a sua revolta até seu julgamento e libertação.Através desta trama de forte conteúdo emocional, é possível conhecer as condições de captura e transporte de escravos africanos para os trabalhos na América do Norte, a máquina jurídica americana de meados do século XIX e o germe das primeiras medidas para a abolição da escravatura naquele território.
Proposta Pedagógica
O filme remete o aluno ao passado, numa época difícil para a população negra africana que fora caçada, aprisionada e seqüestrada para o Brasil e outras partes das Américas. Mostra as transações comerciais que envolviam o tráfico negreiro, os acordos entre tribos rivais, as capturas sangrentas, o transporte sob condições desumanas, enfim o sofrimento daquelas pessoas que tiveram suas vidas arrancadas de seu próprio domínio. Mostra também a luta dos abolicionistas pelo fim do tráfico bem como o fim da escravidão.O aluno percebe dentro de uma história real, de uma forma emocionante, se envolve no tema que lhe é pertinente devido as nossas origens. Percebe que as coisas ao seu redor foram construídas a base de luta e sofrimento. Procurando a valorização da cultura negra no Brasil, das contribuições nos mais variados aspectos da nossa vida cotidiana, desde o vocabulário, na vestimenta, na culinária, nas técnicas de produção econômica, na arte, na dança, na música, na luta. Valoriza-se a si mesmo e enquanto grupo que deixou e deixa marcas mesmo diante de tanta adversidade e violência.

22 comentários:

  1. Esse filme é muito bom. Assistam pois vão gostar muito

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Detesteiii, só assisti pq minha professora levou a gente para o cinema para fazer um relatório do filme ... foi péssimo, ñ entendi nd d nd !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então não saia da escola até entendê-lo..... seus ancestrais fizeram uma "merda" irreparável e vc precisa entender isso pra não repetir.

      Excluir
  4. Bem, podemos afirmar que o filme se passa em 1839, nos EUA, e abosda julgamentos de escravos por crimes cometidos em navio negreiro, competencia jurisdicional e direitos humanos.

    ResponderExcluir
  5. aff, q poxa minha professora levou pra nóis assistir é mt ruim! e agr a professora de história pediu uma sinopse é osso mt chato

    ResponderExcluir
  6. ASSISTI NA MINHA ESCOLA AMEI O FILME, ESSES QUE FALARAM QUE NÃO INTENDERAM É PORQUE NÃO PRESTARAM ATENÇÃO! GOSTEI MUITO.

    ResponderExcluir
  7. É um filme bastante emocionante que traz cenas fortes, acerca do ocorrido com os nosso antepassado. Muito bom assistir e recomendo.
    Cássio Alves - Estudante de História - UFRB.

    ResponderExcluir
  8. eu tbm odiei o fimle meu proffesor mando a gente fazer um resumo mas nimguem quse fez o pior filme q eu ja assisti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A professora achou que vcs tinham coração, errou e feio.... ela não queria mostrar o filme... queria mostrar a história.... quem não tem sensibilidade para assistir esse filme, tem o punho firme para matar um ser humano.

      Excluir
  9. Achei mt emocionante ,Pois diz como foi a vida dos escravos , muitos sofreram , e depois foram libertos e viveram muito feliz . Achei mt legal eu sou negra e ja pensou se ainda estivessemos no tempo da escravidão, Deus q mi livre ! Eu ja estaria morta! :S

    ResponderExcluir
  10. Bom, sou estudante de História e vi o filme para fazer um trabalho da faculdade, essas crianças que mal sabem e escrever,ler que so querem ouvir justin bieber estao falando mal, se fosse um filme em que so tivesse besteira eles saberiam do inicio ao fim, mas como e um filme que aumenta sua inteligencia nao querem saber e chato, o filme e otimo uma abordagem maravilhosa um dos melhores filmes que ja vi, e o blog esta de parabens pois esta me ajudando a terminar meu projeto da faculdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo marcinho, concordo com vc.
      estou precisando de sua ajuda.
      preciso saber se esse filme é uma reconstrução histórica ou um documentário e porque?

      certo de que serei respondido.
      Abraço.

      Excluir
  11. Nossa! Não tem como não se emocionar história baseada em fatos reais, com atores do mais alto gabarito... ficou ótimo a obra filmográfica de um dos meus cineastras favoritos o Steven Spielberg, que com magnitude mostrou essa história que conta essa era "BOSTAICA" onde esses MERDAS julgavam as pessoas pela cor, ainda bem que quando esses MERDAS que desejam reencarnar diabolicamente através de outras pessoas hj em dia, respondem em juízo. Filme cinco estrelas... RECOMENDO!

    ResponderExcluir
  12. quem aprisionava os negros na África ? Porque faziam isso ?

    ResponderExcluir
  13. Qual era a postura do Estado no filme? o Estado ainda possui a mesma postura hoje? .. Se alguém souber por favor responde! Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Minha profesora de artes passo esse filme para agente so que nao entendi mais quando esistir de novo entendi tudo e irei faser uma prova sobre o filme tomara que eu tire um 10 :D

    visitem meu site ;

    www.fazhp.ch.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. gente, preciso saber se esse filme é um documentário ou uma reconstrução historica e porque?

    certo de que serei atendido!

    Agradecido.

    ResponderExcluir
  16. Vou falar uma verdade honesta: quem não entendeu esse filme e o detestou é porque é burro mesmo. Sem mais.

    Este é um tipo de filme que exige conhecimentos. Não é pra qualquer mané.

    ResponderExcluir
  17. Ótima abordagem deste filme, muito emocionante, blog legal.

    ResponderExcluir
  18. Este filme retrata uma das maiores atrocidades cometidas pro um ser que é denominado como humano. Como vamos exigir que seres (humanos inanimados)ignorantes entendam o que aconteceu com seu próprio antepassado.

    ResponderExcluir