sábado, 14 de novembro de 2009

Moda Créole: Paul Hervé Elisabeth


Paul Hervé é estilista nascido na Martinica, estará em Salvador em Abril e em Novembro de 2009 para os eventos de moda créole programados para o Ano da França no Brasil

Quais as semelhanças históricas e culturais entre Brasil e Martinica?
Embora a língua e o sistema político sejam totalmente diferentes hoje, a herança africana e a mestiçagem são semelhanças entre os povos da Martinica e do Brasil.
Esses pontos provêm de uma história comum marcada pela escravidão e pelos traços africanos provenientes do golfo da Guiné, dos povos mina, iorubá e fons.
Quando surgiu a moda créole e o que a caracteriza?
As regras do bem-vestir do século 17 e de toda a legislação destinada aos negros durante a escravidão na Martinica e em outras colônias francesas no Caribe impunham um comportamento rigoroso para os escravos, tanto os que trabalhavam no campo quanto aqueles “de casa”, o que provocou o aparecimento da saia, da anágua e da blusa. É a partir desses elementos que irá se constituir a moda créole.
O que há de comum entre a moda créole e a afro-brasileira?
Tanto a moda da Martinica quanto a afro-brasileira tiveram como ponto de partida as heranças do tempo da escravidão. Temos, por exemplo, a túnica, que veio dos vestidos amplos usados em casa pelas mulheres dos colonos do século 18. Em minha opinião, porém, o laço mais forte está na atitude, no corpo e na maneira de se portar com a roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário